Associadas em Pauta

Klabin segue inovando em novos usos da madeira

Documento “Biodiversidade: um compromisso do setor brasileiro de árvores cultivadas” apresenta ações concretas, já em prática, que convergem com as metas do Marco Global de Kunming-Montreal
24/07/2025

Produtos a partir da madeira estão presentes no dia a dia das pessoas, muito mais do que elas imaginam. Estão na caixinha de leite ou suco, nas embalagens de frutas, nos sacos de cimento e em uma infinidade de outros produtos. Por trás dessas aplicações está uma indústria florestal inovadora, que investe em pesquisa e desenvolvimento para transformar essa matéria-prima renovável em soluções que combinam alto desempenho e menor impacto ambiental. A Klabin está na vanguarda dessa transformação.

Indo além da tradicional produção de celulose, papéis e embalagens, por meio da qual a Companhia se tornou referência mundial, a Klabin segue ampliado os usos da madeira por meio de tecnologias limpas e processos industriais eficientes, criando alternativas aos materiais de origem fóssil e contribuindo para a construção de uma economia mais verde.

A jornada começa dentro da própria operação, onde a empresa já substitui parte das fontes tradicionais de energia por combustíveis renováveis. Um grande exemplo é a unidade de Ortigueira, que utiliza nos fornos de cal, como substituinte ao óleo fóssil, gases produzidos à partir de biomassa e Crude Tall Oil (CTO) produzido a partir de extrativos.

A Klabin também tem avançado em frentes promissoras com o desenvolvimento de insumos renováveis que beneficiam diferentes setores da indústria. Um deles é a lignina, polímero natural que confere rigidez às plantas e se mostra um ingrediente valioso na fabricação de adesivos, borrachas e compostos industriais diversos. Sua versatilidade abre caminhos para substituir produtos de origem fóssil por soluções mais sustentáveis.

Em outra frente, a Celulose Microfibrilada (MFC) é capaz de melhorar a resistência de diversos materiais. Suas aplicações incluem papéis especiais, tintas imobiliárias, materiais de construção, têxteis, cosméticos e até formulações para estamparia. Nos últimos anos, se mostra como uma solução promissora para ampliar o uso de componentes biodegradáveis sem comprometer o desempenho técnico.

Já a Terebintina, produto derivado do pínus, é utilizada nas indústrias farmacêutica, alimentícia e cosmética. A multifuncionalidade do produto reforça o potencial dos recursos florestais para abastecer cadeias produtivas diversas.

Ao transformar a madeira em soluções inovadoras e sustentáveis, a Klabin reafirma seu compromisso com o desenvolvimento responsável e com a geração de valor compartilhado. Os novos usos da madeira representam não apenas uma oportunidade de diversificação industrial, mas também um caminho estratégico para reduzir a dependência de recursos não renováveis e fomentar benefícios sociais, ambientais e econômicos para toda a cadeia.

Mais Lidas