A melhoria contínua na gestão silvicultural da Eucatex
O comprometimento e a sustentabilidade intrínsecas no dia a dia dos colaboradores da Eucatex Florestal fazem com que a busca pelas melhores alternativas na condução das florestas e a realização de práticas que levam ao desenvolvimento sustentável sejam constantes. Aqui, são apresentadas duas ferramentas importantes no manejo florestal que estão alinhadas aos valores da empresa.
A utilização de drones no monitoramento inicial de plantios de eucalipto tem se consolidado como uma ferramenta estratégica na gestão silvicultural de precisão. Aos 20 dias após o plantio, o sobrevoo realizado de forma amostral permite a obtenção de dados como o percentual de sobrevivência por talhão, o que gera indicadores que viabilizam respostas operacionais ágeis, como replantios em áreas com sobrevivência inferior a 98%, dentro da janela técnica ideal.
Anteriormente, a tomada de decisão para replantio era baseada em levantamentos manuais pelos zeladores que obtinham uma amostra da sobrevivência por meio da contagem de plantas vivas e falhas. Entretanto, este método não permitia a visualização de locais com falhas ou reboleiras, não sendo possível analisar toda a área, o que fez a equipe mudar a estratégia, utilizando assim os benefícios da tecnologia dos drones.
Aos 120 dias, um novo censo aéreo, que abrange toda a área plantada, fornece métricas detalhadas de sobrevivência, uniformidade, lotação e percentual de infestação por plantas daninhas. Com isso, são gerados dois produtos: o mapa de densidade, que evidencia espacialmente as zonas com maior e menor taxa de sobrevivência, e o mapa de matocompetição, que consolida, por talhão, os índices de infestação por plantas daninhas.
Além do uso direto pela equipe de silvicultura na tomada de decisões operacionais, os dados coletados via drone também podem ser integrados aos inventários qualitativos realizados no primeiro ano do ciclo, possibilitando análises mais amplas sobre o desempenho de diferentes fazendas e materiais genéticos (clones). Essa integração permite correlacionar indicadores de produtividade com variáveis de manejo, características edáficas e condições climáticas locais. Dessa forma, a tecnologia contribui não apenas para ações corretivas imediatas no campo, mas também para o aprimoramento do planejamento silvicultural, promovendo maior eficiência produtiva e sustentabilidade nas operações florestais.
As equipes de Silvicultura contam também com um monitoramento geral das áreas florestais. Esse trabalho, realizado por meio de rondas em campo pelos colaboradores, garante que as informações estratégicas, tanto em relação às áreas produtivas quanto às destinadas a conservação da vegetação nativa, estejam disponíveis em um curto período de tempo aos tomadores de decisão.
Para assegurar a precisão e a eficiência desse processo, é utilizada a ferramenta ArcGIS Field Maps, que permite o registro prático e georreferenciado de ocorrências observadas em campo, como a identificação de pragas, doenças, matocompetição, conservação do solo, condições de estradas, entre outras. A partir dos apontamentos, são gerados relatórios com as ocorrências identificadas, que então são direcionados de forma ágil às áreas competentes para as devidas tratativas.
Com estas ferramentas apresentadas, além de outras aplicadas, o manejo florestal responsável é promovido, reforçando o compromisso da Eucatex com a sustentabilidade e a excelência operacional.