O Prêmio Ibá de Jornalismo foi criado para estimular a cobertura jornalística de qualidade relacionada ao setor de árvores cultivadas para fins industriais e de restauro. Seu objetivo é reforçar os benefícios sociais, ambientais e econômicos gerados por essa agroindústria, além de reconhecer a excelência do trabalho da imprensa.
Com o objetivo de apresentar o setor de árvores cultivadas a jornalistas e auxiliar na elaboração de pautas e apuração de reportagens, a Ibá disponibiliza aos concorrentes um Guia de Cobertura. No manual, é possível encontrar os principais dados sobre a indústria de árvores cultivadas, definições de termos técnicos, explicações para equívocos comuns e referências de fontes que podem ser ouvidas na construção de reportagens.
As inscrições para o 2º Prêmio Ibá de Jornalismo ficaram abertas entre maio e outubro deste ano. Em dezembro, a Ibá anunciou os vencedores. Foram 4 reportagens condecoradas nas categorias texto, vídeo, áudio e veículo especializado, além de uma menção honrosa. Os vencedores receberam o valor de R$ 5 mil cada, além de troféu e certificado.
Em seu segundo ano, o Prêmio Ibá recebeu 125 reportagens, enviadas por profissionais de 18 estados de todas as regiões do país, além do Distrito Federal. Entre as reportagens premiadas, há trabalhos de grandes veículos nacionais, assim como de filiadas, jornais e rádios regionais. Os trabalhos no geral abordaram as tarifas norte-americanas, o desempenho da silvicultura regional, a bioeconomia e a inovação do setor, entre outros temas.
Os vencedores foram selecionados por uma banca de jurados de peso, formada por especialistas de diferentes áreas. Foram eles Leão Serva, professor de Ética Jornalística na ESPM-SP e colaborador da TV Cultura em Londres; José Otávio Brito, professor titular sênior da USP (Universidade de São Paulo) no Campus Luiz de Queiroz; e Cindy Correa, gerente de Comunicação da Ibá.
Cada um dos jurados pontuou as reportagens a partir de quatro critérios: relevância no debate público; qualidade da apuração; originalidade e abordagem; clareza, estrutura e qualidade narrativa. Os vencedores de cada categoria foram definidos a partir da somatória da pontuação média de cada jurado.
Confira abaixo os vencedores de cada categoria, além das menções honrosas do 2º Prêmio Ibá de Jornalismo. A premiação retorna em 2026 para novas histórias!
Para concorrer, reportagens podem ser enviadas até o dia 1º de outubro pelo formulario de inscrição .
Atenção: para serem aceitos, os trabalhos devem respeitar alguns critérios básicos, entre eles, ser publicado em um veículo de imprensa entre o dia 1º de janeiro de 2025 até o término das inscrições.
A banca avaliadora é formada por especialistas renomados de diversas áreas. São eles:
Veículo: Conexão Safra
Jornalista(s): Leandro Fidelis
Veículo: Rede Massa
Jornalista(s): Adriana Justi, Angela Rosa, Rhuan Cachel, Valdir Bezerra, Bruno Romualdo, Paulo Sérgio Marques, Giulia Lopes, Ana Paula Ribeiro
Veículo: Revista Móbile Fornecedores
Jornalista(s): Thiago Rodrigues
Veículo: O Tempo
Jornalista(s): Queila Ariadne, Maria Irenilda e Milena Geovana
O Prêmio Ibá de Jornalismo anuncia os vencedores de sua primeira edição. Ao todo, 12 reportagens foram premiadas, além de quatro outras que receberam menção honrosa.
Em sua primeira edição, a premiação recebeu mais de 100 trabalhos, enviados por profissionais de 17 estados de todas as regiões do país. Entre as reportagens, houve inscritos de grandes jornais nacionais, assim como de pequenos portais, afiliadas e rádios regionais.
Os vencedores foram selecionados por uma banca de jurados de peso, formada por especialistas de diferentes áreas. Cada um dos jurados pontuou as reportagens a partir de cinco critérios: alinhamento com o tema proposto, relevância, qualidade de apuração, ineditismo e estilo e criatividade. Os três vencedores de cada categoria foram definidos a partir da somatória da pontuação de cada jurado.
Confira abaixo os ganhadores de 2024:
Veículo: Agência Senado Jornalista(s): Ricardo Westin
Confira
Veículo: Gazeta do Povo Jornalista(s): Adriana Brum
Confira
Veículo: Estadão
Jornalista(s): Priscila Mengue
Veículo: Rede Minas
Jornalista(s): Renato Franco, Cibele Penholate, Sandro Romero, Fabrício Andrade, Bruna Cevidanes e Reginaldo Medina
Veículo: CNN Brasil
Jornalista(s): Thiago Felix, Thiago Vinícius Alves, Leandro Sant’Anna, Rafaela Cascardo, Marcelo Cascão e Cassiano Guanaes
Veículo: Jornal Pioneiro
Jornalista(s): Flávia Terres e Neimar De Cesero
Veículo: Rádio CBN Curitiba
Jornalista(s): Felipe Harmata, Grasiani Jacomini
Veículo: Rádio UFS
Jornalista(s): Josafá Bonifácio da Silva Neto e Juliana Correia Almeida
Veículo: Rádio Educadora da Amazônia
Jornalista(s): João Paulo Seabra
Veículo: Emobile
Jornalista(s): Everton Lima
Veículo: Revista O Papel
Jornalista(s): Caroline Martin
Veículo: Revista O Papel
Jornalista(s): Caroline Martin
Veículo: Correio do Povo
Jornalista(s): Itamar Pelizzaro
Veículo: Portal Banda B
Jornalista(s): Francielly Azevedo e Lucas Sarzi
Veículo: Business Moment
Jornalista(s): Jhulia Caballero
Veículo: Rádio Educadora da Amazônia
Jornalista(s): João Paulo Seabra