A Ibá realiza a etapa nacional do Blue Sky Young Researcher and Innovation Awards, premiação promovida pelo International Council for Forest and Paper Associations (ICFPA). O prêmio seleciona pessoas de até 30 anos com projetos inovadores que possam contribuir para o desenvolvimento da indústria de base florestal mundial sob a ótica de inovação e melhorias de processos para a cadeia produtiva.
Após seleção dos vencedores (as) das etapas regionais, os autores dos projetos classificados em primeiro e segundo lugar são indicados para a etapa internacional. Nessa etapa, todos os projetos indicados pelos membros do ICFPA (16 membros atualmente), incluindo a Ibá, seguem para a avaliação de uma banca internacional. Os três finalistas têm a oportunidade de apresentar seus projetos durante o encontro do ICFPA CEO Roundtable. A premiação é realizada a cada dois anos.
Conheça a vencedora da edição (2022-2023)
A brasileira Ivana Amorim Dias conquistou o prêmio internacional do Blue Sky Young Researchers and Innovation Award 2022-2023, promovido pelo International Council for Forest and Paper Associations (ICFPA) e coordenado pela Ibá.
Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, mestre e doutoranda pela Universidade Federal do Paraná, a pesquisadora realizou seu projeto sob orientação do Prof. Dr. Pedro Henrique Gonzalez de Cademartori, em parceria com a Suzano. O objetivo foi desenvolver processos sustentáveis para obtenção de produtos de alto valor agregado, que transformam, via queima, os resíduos da madeira, gerando bio-oleo com alto potencial de aplicação.