Artigos

Quatro anos compartilhando histórias com a campanha #CirculeUmLivro

Documento “Biodiversidade: um compromisso do setor brasileiro de árvores cultivadas” apresenta ações concretas, já em prática, que convergem com as metas do Marco Global de Kunming-Montreal
04/04/2025

Por Mariana Polli – Comunicação Ibá

A leitura é uma poderosa ferramenta de crescimento — pessoal, profissional e social. Ler desenvolve habilidades essenciais como a escrita, a criatividade e o pensamento crítico. Cada livro é uma porta que se abre para novos mundos, oferecendo viagens imaginárias a lugares distantes e reflexões profundas sobre a realidade ao nosso redor. Ler é um ato de formação e cidadania.

Apesar disso, o hábito de leitura ainda é limitado no Brasil. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, pouco mais da metade da população se considera leitora. A média anual de leitura é de apenas 4,6 livros por pessoa, sendo que menos de três são finalizados.

Esses dados reforçam a urgência de promover ações que incentivem o acesso ao livro. E, mesmo diante do avanço do digital, o livro impresso — com sua materialidade e apelo sensorial — permanece como uma valiosa e insubstituível possibilidade nesse universo transformador.

Alinhada a esse entendimento, pelo quarto ano consecutivo a Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) organiza a campanha #CirculeUmLivro, iniciativa realizada em parceria com a Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e com o apoio de diversas entidades e empresas. Mais do que uma ação de incentivo à leitura, o projeto reforça a importância do papel como elo entre a cultura e a sustentabilidade — um material renovável, reciclável e biodegradável que ajuda a mudar o mundo a partir da disseminação do conhecimento.

Neste ano, a mobilização acontece desde o início do mês até o dia 29 em cidades de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, com pontos de troca de livros em locais de grande circulação, como estações de metrô, centros culturais, shoppings, escolas e bibliotecas. Mais de 12 mil exemplares — entre literatura infantil, romances, clássicos nacionais e internacionais — vão circular entre leitores de todas as idades. A dinâmica é simples: quem retira um livro pode deixar outro no lugar, permitindo que as obras ganhem novas vidas e encontrem novos públicos.

A campanha também contempla uma programação cultural gratuita com contações de histórias, oficinas infantis, rodas de conversa, saraus, sessões de autógrafos e debates. Entre os nomes engajados nessa missão estão o escritor Vitor Martins, autor de best-sellers da literatura jovem nacional, o ex-jogador Cafu e a escritora Mariah Morais, que participam de sessões especiais de autógrafos na sede da Fiesp, em São Paulo.

Por trás dessa estrutura está uma ampla rede de colaboração que viabiliza a campanha. No Espírito Santo, participam Sindipacel, SIGES, Sindirochas e Sindimol, com o apoio do Sesi/Senai ES. No Rio de Janeiro, Firjan Senai e Sigraf são os realizadores regionais. Também contribuem para a iniciativa as instituições Abaf (Associação Baiana de Empresas de Base Florestal), Apre (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal) e outras entidades ligadas ao setor de árvores cultivadas. O projeto conta ainda com o suporte de dezenas de apoiadores — como Metrô de São Paulo, Grupo Editorial Scortecci, Livros para Todos, Editora do Brasil, Embrapa, Gráfica Viena, Leograf, Melhoramentos, Mobri, Papirus, Rochativa, Smurfit Westrock, Suzano e Two Sides, entre outros — que reconhecem a importância de valorizar o livro e o papel como instrumentos de transformação social.

Mais do que promover a leitura, o #CirculeUmLivro mostra como o papel é peça-chave em uma cadeia produtiva que alia inovação, responsabilidade ambiental e impacto social positivo. Produzido a partir de árvores cultivadas com manejo responsável, o papel utilizado nos livros tem origem renovável, é biodegradável e pode ser reciclado. Isso reforça o valor de uma economia circular em que o reaproveitamento de recursos anda lado a lado com a democratização do acesso à informação.

O setor de árvores cultivadas, ao fornecer a matéria-prima para a produção do papel utilizado em livros, cadernos, embalagens e uma infinidade de outros produtos, é parte essencial dessa construção. É uma indústria que gera emprego, movimenta a economia de centenas de municípios e contribui para a conservação ambiental. Com a campanha #CirculeUmLivro, o setor reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a promoção do conhecimento, valorizando o papel em todas as suas dimensões: como suporte, símbolo e solução.

A programação completa pode ser consultada em iba.org/circuleumlivro. Convidamos todos a participarem, a trocarem livros, experiências e ideias — e a lembrarem que, quando circula um livro, circulam também cultura, afeto, educação e oportunidade.

Publicado em: Revista O Papel

Mais Lidas