Suzano Ventures impulsiona o desenvolvimento de soluções sustentáveis que utilizam a fibra de celulose
A Suzano Ventures é um exemplo de como a celulose pode ser utilizada de diversas maneiras. Recentemente, o braço de venture capital da Suzano firmou parceria com a Simplifyber, startup norte-americana pioneira em moldagem 3D de materiais, para impulsionar o desenvolvimento de soluções sustentáveis que utilizam a fibra de celulose. A tecnologia inovadora da Simplifyber permite a fabricação de produtos para os setores de moda, automotivo, estofados e bens de consumo com menor impacto ambiental e redução significativa no uso de fibras sintética.
A startup desenvolveu um processo inovador que elimina diversas etapas da produção têxtil tradicional como fiação, tecelagem, corte e costura por meio de uma tecnologia de moldagem 3D. Seu material proprietário, o Fybron™, é uma solução líquida à base de fibras naturais que pode ser moldada para criar uma variedade de produtos têxteis e flexíveis, como calçados e bolsas. Em muitas aplicações, esses itens são totalmente biodegradáveis e de origem renovável, como no caso da celulose.
O corporate venture capital da Suzano liderou uma rodada de investimento Série A no valor de US$ 12 milhões na Simplifyber. O investimento da Suzano financiará o crescimento da startup, permitindo que a empresa fortaleça suas capacidades em ciência dos materiais e engenharia mecânica, aumente sua capacidade de produção, acelere parcerias e esforços para o desenvolvimento de negócios em novas regiões e setores, além de permitir a construção de instalações em escala piloto para aproximar o negócio da paridade de custos com a produção têxtil tradicional.
Fundada em 2021, a Simplifyber já demonstrou o potencial de sua tecnologia na indústria de calçados. Seu primeiro produto, a parte superior de tênis feita de material à base de celulose, foi apresentado na Semana de Moda de Paris em setembro de 2024, fruto de uma colaboração com a marca GANNI.