A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria. Com o objetivo de valorizar os produtos originários dos cultivos de eucalipto, pinus e demais espécies destinadas a fins industriais e de todo o sistema de restauração e plantio de espécies nativas, a Ibá atua em defesa dos interesses do setor. Esse trabalho é desenvolvido junto a autoridades e órgãos governamentais, entidades da cadeia produtiva de árvores plantadas e importantes setores da economia, organizações socioambientais, universidades, escolas, consumidores e imprensa – tanto nacional como internacionalmente.
Fundada em abril de 2014, a entidade representa mais de 50 empresas, além de nove entidades estaduais florestais. Esse é um setor protagonista da bioeconomia de larga escala, oferecendo soluções para um mundo que precisa descarbonizar com serviços ecossistêmicos, como a remoção de carbono, e dando origem a produtos recicláveis, biodegradáveis e provenientes de fonte renovável.
Com inovação, pesquisa e um olhar voltado para o futuro, o setor brasileiro de árvores cultivadas posiciona o país como referência mundial na produção de celulose, papel, laminados e carvão vegetal para a indústria do aço, além de ser fornecedor global de alimentos e energia renovável. São mais de 5 mil bioprodutos sustentáveis, que incluem itens madeireiros e uma gama de produtos não madeireiros, como viscose para a indústria têxtil, mel, desinfetantes, aromatizantes, solventes, tintas, tecidos, colas, ceras, embalagens, fraldas e muito mais. Ao concretizar o conceito de bioeconomia, esse setor demonstra que a árvore plantada é uma das opções mais amigáveis para o meio ambiente, a biodiversidade e a vida humana.
Missão
A Ibá busca incrementar a competitividade do setor e alinhar as empresas associadas no mais elevado patamar de ciência, tecnologia e responsabilidade socioambiental ao longo de toda a cadeia produtiva das árvores, na busca por soluções inovadoras para o mercado brasileiro e global.
Foto: ©Melhoramentos
Visão
A árvore cultivada é o futuro das matérias-primas renováveis, recicláveis e amigáveis ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana. A indústria de árvores cultivadas para fins produtivos é a indústria do futuro.
Foto: ©Futuragene
Valores
Competividade, perenidade, inovação e responsabilidade são os valores e princípios éticos que norteiam o dia a dia da associação.
Foto: ©Sylvamo
A Ibá se sustenta no valor da competitividade de um novo setor econômico, uma nova indústria emergente: a indústria de árvores cultivadas. Seus recursos naturais e a prosperidade dos territórios são fundamentais para garantir a longevidade e o sucesso do nosso negócio. Cuidamos tanto da natureza, quanto das pessoas, guiados por uma visão de negócios inteligentes e sustentáveis. Investimos constantemente em inovação para transformar ciência e tecnologia de ponta em resultados concretos. Trazemos o futuro para o presente e o projetamos para durar. O setor de árvores plantadas é o futuro.
Para os povos indígenas e para nós, “ibá” significa frutos em diversas dimensões: na econômica, abrange a riqueza proveniente da árvore, como madeira, celulose e biomassa; na social, envolve a fixação do homem no campo, capacitação produtiva e promoção de qualidade de vida; e na ambiental, refere-se à recuperação de áreas degradadas, captação de carbono e conservação da biodiversidade.