O Prêmio Ibá de Jornalismo foi criado para estimular a cobertura jornalística de qualidade relacionada ao setor de árvores cultivadas para fins industriais e de restauro. Seu objetivo é reforçar os benefícios sociais, ambientais e econômicos gerados por essa agroindústria, além de reconhecer a excelência do trabalho da imprensa.
Com o objetivo de apresentar o setor de árvores cultivadas a jornalistas e auxiliar na elaboração de pautas e apuração de reportagens, a Ibá disponibiliza aos concorrentes um Guia de Cobertura. No manual, é possível encontrar os principais dados sobre a indústria de árvores cultivadas, definições de termos técnicos, explicações para equívocos comuns e referências de fontes que podem ser ouvidas na construção de reportagens.
Baixe aqui o guia de cobertura IbáEstão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Ibá de Jornalismo.
As reportagens participantes podem ser escritas, feitas em vídeo ou áudio, desde que publicadas em veículos de imprensa e respeitando os critérios jornalísticos. Os trabalhos são avaliados por um corpo de jurados constituído por especialistas de diferentes áreas, a partir de critérios como fidelidade ao tema central, qualidade do conteúdo e relevância.
Em sua primeira edição, em 2024, o concurso recebeu mais de 100 inscrições, enviadas por profissionais de 17 estados de todas as regiões do país. Entre as reportagens, houve inscritos de grandes veículos nacionais, assim como de pequenos portais, afiliadas e rádios regionais. As reportagens foram selecionadas por uma banca de jurados de peso, composta por especialistas de diferentes áreas.
A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo email imprensa@iba.org com o título “Inscrição para o Prêmio Ibá de Jornalismo”. No corpo do email, é necessário identificar o nome do veículo, a data de publicação e autor ou autores da reportagem. O trabalho deve ser enviado anexo ou por link.
ACESSE O REGULAMENTOA banca avaliadora é formada por especialistas renomados de diversas áreas. São eles:
O Prêmio Ibá de Jornalismo anuncia os vencedores de sua primeira edição. Ao todo, 12 reportagens foram premiadas, além de quatro outras que receberam menção honrosa.
Em sua primeira edição, a premiação recebeu mais de 100 trabalhos, enviados por profissionais de 17 estados de todas as regiões do país. Entre as reportagens, houve inscritos de grandes jornais nacionais, assim como de pequenos portais, afiliadas e rádios regionais.
Os vencedores foram selecionados por uma banca de jurados de peso, formada por especialistas de diferentes áreas. Cada um dos jurados pontuou as reportagens a partir de cinco critérios: alinhamento com o tema proposto, relevância, qualidade de apuração, ineditismo e estilo e criatividade. Os três vencedores de cada categoria foram definidos a partir da somatória da pontuação de cada jurado.
Confira abaixo os ganhadores de 2024:
Veículo: Agência Senado Jornalista(s): Ricardo Westin
ConfiraVeículo: Gazeta do Povo Jornalista(s): Adriana Brum
ConfiraVeículo: Estadão
Jornalista(s): Priscila Mengue
Veículo: Rede Minas
Jornalista(s): Renato Franco, Cibele Penholate, Sandro Romero, Fabrício Andrade, Bruna Cevidanes e Reginaldo Medina
Veículo: CNN Brasil
Jornalista(s): Thiago Felix, Thiago Vinícius Alves, Leandro Sant’Anna, Rafaela Cascardo, Marcelo Cascão e Cassiano Guanaes
Veículo: Jornal Pioneiro
Jornalista(s): Flávia Terres e Neimar De Cesero
Veículo: Rádio CBN Curitiba
Jornalista(s): Felipe Harmata, Grasiani Jacomini
Veículo: Rádio UFS
Jornalista(s): Josafá Bonifácio da Silva Neto e Juliana Correia Almeida
Veículo: Rádio Educadora da Amazônia
Jornalista(s): João Paulo Seabra
Veículo: Emobile
Jornalista(s): Everton Lima
Veículo: Revista O Papel
Jornalista(s): Caroline Martin
Veículo: Revista O Papel
Jornalista(s): Caroline Martin
Veículo: Correio do Povo
Jornalista(s): Itamar Pelizzaro
Veículo: Portal Banda B
Jornalista(s): Francielly Azevedo e Lucas Sarzi
Veículo: Business Moment
Jornalista(s): Jhulia Caballero
Veículo: Rádio Educadora da Amazônia
Jornalista(s): João Paulo Seabra